Informação sobre tendinite, causas, sintomas e tratamento da tendinite, com diagnóstico da tendinite Aquiles, de De Quervain, patelar e outras.


Tendinite do manguito rotador (incluindo tendinite do supraespinhoso)

A tendinite do manguito rotador, incluindo tendinite do supraespinhoso, geralmente são referidas por dor à abdução ativa do ombro. A tendinite do manguito rotador é a causa mais comum de ombro doloroso, geralmente devido a excesso de movimentos não-habituais do braço acima da cabeça, pinçando o tendão do manguito entre o acrômio e a cabeça do úmero, resultando na lesão. A queda sobre o braço ou ombro pode causar pinçamento agudo, ocasionalmente com laceração parcial ou completa.
Na tendinite do manguito rotador, a dor à palpação é aumentada com abdução ativa resistida do ombro. Frequentemente são relatados pelo paciente dor noturna, principalmente ao deitar-se sobre a lesão, grande limitação funcional de manhã e alguma melhora durante o dia. Dor se concentra na face lateral do ombro, podendo ser difícil para o paciente localizá-la. A tendinite do supraespinhoso representa características semelhantes, diferindo na dor que ocorre no início e no fim da abdução.
No exame físico, a amplitude de movimento passiva é completa, com maior dor na abdução ativa contra resistência do que na abdução passiva. A flexão passiva a 90 graus para frente pinça o manguito rotador inflamado e confirma o diagnóstico.