Informação sobre tendinite, causas, sintomas e tratamento da tendinite, com diagnóstico da tendinite Aquiles, de De Quervain, patelar e outras.


Tendinite patelar

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre lesões. O joelho é formada pela extremidade distal do fêmur, extremidade proximal da tíbia, patela, ligamentos, meniscos e tendões de músculos que o cruzam.
O joelho pode ser lesionado de várias formas por ser muito vulnerável ao trauma direto (pancadas) ou indireto (entorse), além de ser lesionado principalmente pelo excesso de uso ou uso inadequado.
A tendinite patelar está associada com mais freqüência a atividades repetitivas, ela foi primeiramente descrita em atletas de salto em altura (daí o nome de joelho do saltador), mas é quase igualmente em jogadores de basquete e vôlei.Outras denominações para tendinite patelar, tendinose patelar, apicite patelar e entesite patelar, são encontradas na literatura.
Tendinite patelar é uma inflamação do tendão patelar que se manifesta por dor na porção anterior do joelho exacerbada pelo uso ativo do quadríceps, como quando o paciente pula. A principal causa é o excesso de uso do tendão, como ocorre em lesão por corrida. O exame revela hipersensibilidade dolorosa à palpação localizada do tendão patelar.