Informação sobre tendinite, causas, sintomas e tratamento da tendinite, com diagnóstico da tendinite Aquiles, de De Quervain, patelar e outras.


Causas e sintomas de tendinite patelar

Tendinite patelar, também chamada de joelho do saltador, provoca uma dor na faixa de tecido (tendão patelar) que liga a rótula (patela) ao osso da canela (tíbia).

A atividade mais comum que é apontada como causa da tendinite patelar é o salto. Outras atividades repetitivas como correr, caminhar ou andar de bicicleta podem levar a tendinite patelar. Todas estas atividades colocam estresse repetido sobre o tendão patelar, tornando-o inflamado.

Tendinite patelar também pode ocorrer em pessoas que tenham problemas com a forma como os seus quadris, pernas, joelhos ou pés estão alinhados. Estes problemas de alinhamento podem resultar de quadris largos, ou do bater um joelho contra o outro, ou de ter os pés com arcos, que colapsam quando você caminha ou corre, uma condição designada de pronação.

Os sintomas da tendinite patelar podem incluir:
- Dor e sensibilidade ao redor do tendão patelar;
- Inchaço na articulação do joelho ou inchaço no local onde o tendão patelar liga ao osso da canela;
- Dor ao saltar, correr ou caminhar, especialmente em declives;
- Sensibilidade por trás da rótula.

Em termos de diagnóstico o seu médico irá examinar o seu joelho para ver se você tem sensibilidade no tendão patelar. Ele também poderá solicitar que você corra, salte ou que se agache para ver se isso provoca dor. Seus pés vão ser examinados para ver se você tem um problema com o excesso de pronação, podendo necessitar ainda de recorrer a radiografias ao seu joelho.