Informação sobre tendinite, causas, sintomas e tratamento da tendinite, com diagnóstico da tendinite Aquiles, de De Quervain, patelar e outras.


Tratamento e prevenção de tendinite patelar

Nos estágios iniciais da tendinite patelar, você deve aplicar compressas de gelo por 20 a 30 minutos a cada 3 a 4 horas durante 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça. O seu médico pode prescrever um medicamento anti-inflamatório, podendo também prescrever uma banda para usar em todo o tendão patelar, chamada de cinta infra-patelar, ou pode prescrever uma cinta especial para o joelho. A correia ou cinta vai apoiar o seu tendão patelar, impedindo-o de tornar-se demasiadamente doloroso. Você terá de promover exercícios de reabilitação para ajudar a retornar ao seu esporte ou atividade.
Enquanto você se encontrar num processo de recuperação da lesão, você terá que mudar o seu esporte ou atividade para uma que não piore a condição. Por exemplo, você pode precisar de praticar natação em vez de jogar basquete.

O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade seja feito no mais breve espaço de tempo. Se você retornar muito cedo poderá piorar a lesão, o que pode levar a danos permanentes. Retornar ao seu esporte ou atividade será determinado por quão cedo o seu joelho recupera, não por quantos dias ou semanas decorreram desde que sua lesão ocorreu. Em geral, quanto mais tempo você tiver sintomas antes de iniciar o tratamento, mais tempo vai demorar para ficar melhor.

Você pode retornar com segurança ao seu esporte ou atividade, quando as condições da lista seguinte se verificarem, por ordem cronológica:
- Seu joelho lesionado pode ser totalmente esticado e dobrado sem dor;
- Seu joelho e perna recupera a força normal, em comparação ao joelho e perna não lesionada;
- O joelho não está inchado;
- Você é capaz de correr em linha reta sem mancar;
- Você é capaz de correr para a frente sem mancar;
- Você é capaz de fazer mudanças de direção de 45 graus;
• Você é capaz de fazer mudanças de direção de 90 graus;
• Você é capaz de fazer oito corridas rápidas;
• Você é capaz de fazer dez corridas rápidas;
• Você é capaz de saltar sobre as duas pernas e saltar sobre a perna lesionada, sem sentir dor.

Tendinite patelar é geralmente causada por excesso de uso durante atividades como salto ou corrida. A tendinite patelar tem menos probabilidades de ocorrer, quando os músculos da coxa estão muito bem fortalecidos.