Informação sobre tendinite, causas, sintomas e tratamento da tendinite, com diagnóstico da tendinite Aquiles, de De Quervain, patelar e outras.


Distensão Muscular

Distensão Muscular é uma lesão indireta (laceração) em músculos e tendões devido ao alongamento ou estresse excessivo das fibras envolvidas. A distensão é na verdade uma ruptura no músculo, desde algumas de suas fibras até o músculo por inteiro. Para ocorrer uma distensão, a falta de aquecimento e alongamento e o próprio cansaço muscular contribuem muito, mas o agente causal é sempre um movimento forte de rápida contração ou um movimento exagerado contra uma grande resistência. De acordo com a gravidade da lesão, a distensão pode ser classificada em:
  • Grau 1: é acompanhada de dor local, que é exacerbada pela tensão do músculo e por uma pequena perda de força; existe tumefação leve, equimose e hipersensibilidade local. Também chamada de estiramento, é aquela em que a quantidade de fibras que se rompe é muito pequena.
  • Grau 2: é semelhante à distensão leve, porém apresenta sinais e sintomas moderados e uma função muscular deteriorada.Ocorre a ruptura de um número apreciável de fibras e é quase sempre sentida como se fosse uma pedrada ou estilingada, ocorre hematoma.
  • Grau 3: exibe sinais e sintomas mais intensos, com perda da função muscular e, comumente, uma alteração palpável no músculo (ARNHEIM et al, 2002). É a ruptura transversal de todo o músculo; é a pior de todas e produz grande incapacidade de articulação pelo músculo rompido, que normalmente a movimenta.

Quando procurar cuidados médicos

Se você tiver uma lesão muscular significativa (ou se remédios caseiros não trazem nenhum alívio em 24 horas), contacte o seu médico.
Se você ouvir um som "estalando" no local da lesão, não pode andar, ou se houver inchaço significativo, dor, febre ou cortes abertos, você deve ser examinado no departamento de emergência de um hospital.
Nestes casos, o médico irá conhecer a história clínica e realizar um exame físico. Durante o exame, é importante estabelecer se o músculo está parcialmente ou completamente rasgado, o que pode envolver um processo de cura muito mais demorado, podendo haver necessidade de recorrer a uma cirurgia, o que torna a recuperação mais complicada.
Muitas vezes Raios-X ou testes de laboratório não são necessários, a menos que exista uma história de trauma ou evidência de infecção.